Sobre Nós

Sobre Nós

Vila Verde

Vila Verde possui uma história centenária, cuja atividade económica do comércio e curtume de peles, que ainda hoje perdura, remonta a meados do século XIX. Em 1732, sobre as ruínas de uma antiga ermida foi construída a Capela de Santo António, templo barroco, que, para uma população dessa época de 114 habitantes, correspondeu a uma catedral de uma importante cidade!

Aldeia tranquila, com cerca de 500 habitantes, possui três cafés e dois mini mercados. Localizada em zona planáltica, propicia agradáveis passeios de bicicleta ou a pé, que se podem estender à ribeira que passa nas cercanias. As caminhadas poderão estender-se aos arredores da aldeia, onde os interessados poderão encontrar importantes achados arqueológicos, onde predominam antas e sepulturas antropomórficas. A romaria mais importante de Vila Verde, em honra de Nª. Srª. das Febres, realiza-se anualmente no segundo domingo de junho. Todos os primeiros domingos de cada mês tem também lugar um mercado popular de antiguidades e velharias, que se denomina Feira da Tralha.

Em Vila Verde, além da grandiosidade das casas históricas, herança dos antigos samarreiros – negociantes de peles que prosperam até ao fim da segunda Grande Guerra, merece destaque a Casa da Memória dos Samarreiros, onde funciona um espaço museológico, cujo tema, Peles, Curtidores e Artes e Ofícios em Couro é único em todo o país.

Os agradáveis passeios à serra podem ser complementados com visitas ao Centro de Interpretação da Serra da Estrela Museu, bem como ao Museu do Pão e ao Museu do Brinquedo e com refeições em ótimos restaurantes, que propiciam o melhor da gastronomia da beira serra e dos vinhos do Dão, produzidos nas colinas graníticas do sopé ocidental da serra.

Uma visita aos castelos medievais da região é receber uma lição sobre a fundação da nacionalidade portuguesa. O viajante deverá, por isso, ir à Linhares e Celorico da Beira, Trancoso, Meda, Marialva e Penedono e sentir-se em plena Idade Média.